Ana Carolina e Carlos Eduardo
“Gostaríamos de transformar o mundo, mas enquanto isso não acontece, queremos impactar positivamente as pessoas para que elas mesmas possam transformar suas vidas.”
Com o lema Explorar, Aprender e Ajudar sem residência ou emprego fixo, rodamos o mundo ajudando a quem precisa por meio da prática do trabalho voluntário.
Criamos o projeto intitulado Eu vou e pronto | Voluntários pelo Mundo e queremos percorrer os cinco continentes do mundo conhecendo novas culturas e ajudando a quem precisa. O Projeto foi criado no final de 2016 como um projeto de vida. Vendemos o que podíamos, juntamos dinheiro de várias formas e começamos a viver nosso sonho.
No ano de 2017 passamos nove meses no Continente Africano realizando trabalho voluntário em pequenas organizações comunitárias. Percorremos 13 países do continente ajudando 8 organizações em diferentes áreas como: educação infantil, bioconstrução, saúde, agricultura familiar, entre outros.
Entre 2018 e 2019 passamos nove meses no Continente Europeu realizando trabalho voluntário com a Cruz Vermelha Espanhola, prestando ajuda e suporte aos milhares de imigrantes que cruzam o Estreito de Gibraltar. Ainda neste período ajudamos os refugiados Sírios que na Turquia encontram um lugar longe da guerra, esperando o momento de voltar para suas casas.
Em 2019 e 2020 realizamos a terceira etapa deste projeto no continente Asiático. Iniciamos pela Índia onde ficamos por três meses. Moramos com monges e aprendemos sobre como transformar o mundo à nossa volta através das mudanças em nós. Aprendemos sobre saúde e medicina tradicional, e atuamos em uma instituição que acolhia crianças abandonadas nas estações de trem. Na Tailândia ajudamos em um projeto de educação ambiental focada na conservação do elefante asiático, que prega pelo turismo responsável hands-off, ou seja, sem contato direto do turista com o animal.
Atualmente, depois de momentaneamente interromper o projeto por causa da pandemia de COVID-19, estamos de volta ao Brasil para compartilhar nossas experiências e impactar positivamente as pessoas para que elas tenham coragem de seguir um objetivo, serem mais empáticas e junto com a gente sonhar em transformar o mundo em um local com mais sustentabilidade ambiental e equidade social.
O caminho não é tão fácil quanto parece, a cada país temos um novo desafio, a cada projeto temos uma nova surpresa. Mas ao final de cada etapa, temos a certeza de que escolhemos o caminho certo.
Nesta jornada conhecemos muita gente que levaremos para sempre em nossos corações, formamos novos laços e podemos dizer que temos uma família em cada lugar que passamos.
Nosso muito obrigado a nossa família e amigos do Brasil pelo amor que nos fortalece. Nosso muito obrigado aos amigos que encontramos ao longo desta jornada, que nos apoiaram e nos receberam de braços abertos. Nosso muito obrigada aqueles que passaram rápido em nossas vidas mas deixaram uma mensagem de carinho. E somos eternamente agradecidos por esta oportunidade que a vida nos apresentou.
Ana Carolina: Bióloga, especialista em educação ambiental, mestre em conservação e manejo da vida silvestre. Acredita que o exemplo é o melhor caminho para a mudança de comportamento. Atuando como agente cultural e educadora socioambiental compartilha suas experiências com a comunidade.
Carlos Eduardo: Chef de cozinha, sommelier, cervejeiro e fotógrafo documental. Com espírito jovem e curioso, adquire e compartilha experiências, culturas e conhecimento através de palestras, fotografia e claro, através da arte da gastronomia.
Os dois palestrantes vieram onde eu trabalho, na escola Instituto Ivoti e compartilharam com os alunos da faculdade e do ensino médio, experiências maravilhosas e que nos enriqueceram muito. Com muita didática e fotos incríveis. Espero muito que voltem, pois adoramos. Parabéns pelo trabalho.